Thursday, March 31, 2011

O rei está nu


A mentira está com seus dias contados. A hipocrisia cai no urgir da transparência. Crianças de todas as idades desmascaram as farsas, uma a uma. E se você não acredita, aguarde, pois o seu disfarce cético também será revelado.


Nossos Inimigos

"Nossos inimigos dizem: a luta terminou.
Mas nós dizemos: ela começou.
Nossos inimigos dizem: a verdade está liquidada.
Mas nós dizemos: nós a sabemos ainda.

Nossos inimigos dizem: mesmo que ainda se conheça a verdade
ela não pode mais ser divulgada.
Mas nós a divulgamos.

É a véspera da batalha.
É a preparação de nossos quadros.
É o estudo do plano de luta.
É o dia antes da queda de nossos inimigos."

Brecht


Leia no Blog do Ale Lucas sobre a Servidão Voluntária.
Indignado?
Aprovação da Lei Anti-Homofobia. Assine.
Petição Pública em Repúdio ao Deputado Jair Bolsonaro. Assine.


A preguiça é subversiva.


Qualquer lugar é lugar, desde que seja aqui. Qualquer momento é momento, desde que seja agora.

Wednesday, March 30, 2011

Feliz!

Batman me beijou!

Universo, você é engraçado. Por que será que você sempre fala comigo através de metáforas? Bem, agora eu entendi a frase: decifra-me ou devoro-te! Danadinho você! Entretanto, de que vale eu lhe decodificar, se no final você vai me devorar do mesmo jeito? Mais uma pegadinha sua! Você, hein?! Sempre alimentando a minha fome pelo seu mistério.


Batman, o Cavaleiro das Trevas, não é um escolhido divino, posto não ser filho de um deus, mas de pais mortais. Ele se autoproclama escolhido face ao drama vivido na infância que o inspira a lutar pela justiça na sociedade. Assumindo a sombra, a noite é sua aliada. Sua principal arma não é a força, mas sim a sabedoria.

Tuesday, March 29, 2011

Corpo!

Untitled

Chapada, jan 2011.


Meu Deus, são tantas teorias. Compêndios e compêndios sobre. Sobre a felicidade, sobre a tristeza, sobre o amor, sobre o medo, a tranqüilidade. Chega! Eu não quero mais nada sobre. Eu quero sentir o sentir. Eu quero o real. Quero nele perceber o quanto a palavra é limitada, rasa e pouca. Palavras apenas! O essencial é silencioso e inominável. Ele dispensa hipóteses, argumentações, teses. Ele transcende as doutrinas. Da mesma forma que uma gargalhada incontrolável ultrapassa as explicações sobre nós mesmos. Numa risada desmedida, que vem do fundo da alma, jamais paramos no meio e teorizamos: gostou? Tá faltando alguma coisa? Como posso melhorar o meu desempenho? Nós não fazemos isso porque quando gargalhamos do fundo da nossa potência, de forma real e verdadeira, as teorias sobre “como gargalhar melhor” não nos interessa. A opinião e o reconhecimento do outro são irrelevantes. As críticas inúteis. A verdade nos alimenta e nos dá um rumo. Deus, por isso, eu só lhe peço uma coisa: sentir o sentir. Sentir todos os bons e maus arrepios para que a minha vida não passe em branco. Para que a minha vida não seja um sorriso sintético, fabricado, científico. Por favor, afaste-me dos ilusórios manuais e permita-me sentir. Dai-me sempre o afeto do imprevisível sentimento.

Sunday, March 27, 2011

Governo, vai se posicionar quando?

Viva a liberdade de expressão! A minha, a sua, a do Caetano e a deste cara do vídeo! A pergunta que fica é sempre a mesma: e aí, MinC, vai tudo acabar em pizza? 



Caetano Veloso sai em defesa de Maria Bethânia na polêmica sobre o blog.

Generosidade

Quinze anos depois, ela recebeu um e-mail dele. Intrigada, leu as breves linhas: "Gostaria que você soubesse que eu lhe perdoei por todas as suas mentiras. Espero sinceramente que você também tenha se perdoado por elas. Ninguém merece carregar o peso de tanta culpa. É exaustivo demais".  Surpresa, ela releu várias vezes a mensagem, sempre evitando o vazio que lhe vinha. Sem pressa, fechou a tela do computador e, também sem pressa, fixou seu olhar na parede branca. Por alguns segundos, cogitou responder, mas logo percebeu que o cansaço lhe impedia. Numa grande tristeza, constatou que, tanto tempo depois, as suas falhas repetitivas continuavam imperdoáveis dentro dela. E de novo, olhou a parede, sem olhar a parede.


Estava pensando: se existe “Pai, Filho e Espírito Santo”, também deve haver  “Mãe, Filha e Alma”. O Espírito fecunda a Alma. Será este um insight herético? Ou quem sabe, poético...

Saturday, March 26, 2011


Ninguém muda ninguém, ninguém ensina nada a ninguém, ninguém ajuda ninguém. Toda pretensão contrária é mero arroubo de prepotência e dominação. É acreditar que existe uma lei dos mais fortes sobre os mais fracos. É um lamentável jogo de poder, daqueles que se auto-proclamam fortes e daqueles que se deixam induzir por este discurso falacioso.

Desapego, gruda em mim?


Desapego, ai como eu queria você e eu num grude só. Já pensou, nós dois colados, embrenhados, juntinhos? Que tal?

Certified Copy

"Muitos consideram que na vida é preciso estabelecer uma meta para encontrar o sucesso, mas eu não acredito que funcione dessa maneira. Talvez no mundo dos negócios ou no âmbito científico. Na arte, ao contrário, o aperfeiçoamento só pode surgir da inadequação. Pensamos ser inadequados, não bastante bons, e nos esforçamos para fazer algo diferente." Abas Kiarostami



"The whole purpose of life is to have fun"

Wednesday, March 23, 2011

Banco Imobiliário

Já indo embora, ela foi bem clara com ele: “a minha vida não é Banco Imobiliário. Tô de saco cheio de você se fazer de bonzinho e querer me acudir apenas para receber algo em troca. Que tipo de amor é esse que impõe cláusulas de pagamento? Moeda afetiva? Tô fora! Eu não tenho mais nenhuma vontade de contrair débitos emocionais. Eu sei exatamente onde essa dívida vai dar. Saco sem fundo. Quer saber? Na contramão do que se prega hoje em dia, tô a fim mesmo é de defender o egoísmo e jogar pedra neste pseudo altruísmo. Cansei das pessoas que ajudam e depois ficam cobrando juros absurdos.”

Enquanto isso, em Salvador...

Classificados

PROCURA-SE AMIG@S-GÊME@S PARA REVOLUCIONAR O MUNDO... E DAR BOAS RISADAS! 

  • Vontade genuína de se transformar e transformar o mundo.
  • Ser rebelde, inquieto e se recusar a se submeter ao domínio de supostas figuras de autoridade.
  • Um desejo sincero de assumir o seu valor pessoal através do eu criativo e espiritual, ao invés de colocar o seu valor no sucesso material.
  • Uma vontade real de expressar a sua essência e permanecer verdadeiro a quem se realmente é.
  • Um forte senso de que estamos aqui por um motivo e não apenas para passar o tempo.
  • Aceitar quem eu sou e não querer me mudar (pode deixar que eu ando fazendo esse trabalho de mudança por mim mesma; apenas confie em mim). 

Caso haja interesse, favor contactar o meu coração através de telepatia. Foto só se for da aura ;)

Ópraí!

Tuesday, March 22, 2011

Monday, March 21, 2011

Uma carta para Siddartha

Meu querido e iluminado mestre Siddhartha,

Antes de mais nada, quero expressar aqui a minha mais profunda admiração por você. Os seus ensinamentos são uma eterna fonte de aprendizado para mim. Inclusive, foi um deles que me inspirou a lhe escrever esta modesta cartinha: “Não acredite em mim. Você deveria testar qualquer coisa que as pessoas dizem através de sua própria experiência antes de aceitar ou rejeitar algo".

Sendo assim, com todo respeito, eu queria lhe fazer uma pergunta. Eu gostaria de entender melhor este tal deste Caminho do Meio. Porque eu tento, tento e não consigo. Na teoria, até que vai, entretanto, não logro praticá-lo. Ou melhor, consigo, mas só de vez em quando. Eu sei que você pregou este fundamento, mas quando observo a sua própria trajetória, confesso que não vejo muito de meio termo. Desde quando abandonar a família, meditar durante sete dias seguidos debaixo de uma árvore e depois passar mais de 40 anos como asceta andarilho é um caminho do meio? Não seriam estas atitudes extremas? Qualquer um que faça isso, ainda hoje, é taxado de louco. Felizmente, penso eu, você foi um homem obstinado. Imagine se você tivesse saído do seu firme propósito e realizado tudo isso de forma moderada? Imagine se, naquela época, alguém lhe aconselhasse algo como: "Siddhartha, não seja tão extremista largando sua esposa e filho. Reflita melhor. Lembre-se que o caminho do meio é uma condição para atingirmos a felicidade maior". Tivesse você ouvido, estaríamos nós aqui sem o budismo. Que lamentável seria! No meu entender, as suas resoluções absolutamente revolucionárias é que permitiram que você deixasse um legado espiritual para a humanidade. De verdade, nada contra o Caminho do Meio. Muito pelo contrário. Em alguns momentos, necessário. Apenas sou contra estes postulados dogmáticos que pregam que este caminho é "o" certo. Por favor, me esclareça, se este comportamento for, de fato, "o" correto, o que explica você ter sido tão radical?

Enfim, Siddhartha, querido, esta é a minha dúvida. Obrigada por me ouvir. Na minha impermanência, permaneço no aguardo de sua sábia resposta.

Namastê!

Patrícia

Orgia criativa


Ela chegou para Deus e disse: "Eu quero ser fecundada pelo Espírito Santo e parir iluminação divina. Topa?"

Sunday, March 20, 2011

Ela saiu de casa com um adesivo na testa: iniciante. 

Duas mulheres

Ela era absurdamente imperfeita. Demente, louca, desdentada e suja, representava o oposto de tudo aquilo que ele havia imaginado. Entretanto, ela era selvagem e do seu corpo jorravam litros de êxtase. Inexplicavelmente, o seu coração batia por ela. A outra, bem diferente, era impecavelmente bela. Definitivamente, tudo o que ele havia sonhado. Todavia, em seu pedestal frio e rígido, ela permanecia absolutamente inatingível. No seu corpo hermético, o gozo era sempre postergado. Num dia qualquer, na mais pura exaustão, ele resolveu fazer a sua escolha. Sem muito refletir, optou por aquela que, mesmo cheia de falhas, prazer lhe dava.  Com um passo firme, saiu de casa. No caminho, desviou da perfeita Teoria e, sem exigências, se atirou nela: a Prática. Num grande ato de amor, experimentou a vida real que ainda lhe restava.

Friday, March 18, 2011

A vida é anárquica

Chega de sublimações de qualquer ordem. Basta de domesticar a energia selvagem. Eu me nego a ouvir os ditadores do certo e do errado. Eu digo não aos generais e suas dez regras de conduta. Eu sou visceral sim. Eu tenho raiva sim. Eu sou ansiosa, inquieta e impaciente sim. Em mim corre o sangue da rebeldia. A minha alma urge revolução. O meu coração clama por liberdade. O meu espírito pede verdade. Que venham todos os sentimentos inexplicáveis e inaceitáveis. Que venham os sentimentos com toda a sua vitalidade e fúria.  Eu tenho pressa de vida.


Suspirando, ela disse para ele: “eu sou facinha. Desde que seja seu, qualquer beijo na boca me ganha.” 

Thursday, March 17, 2011


A minha prioridade máxima agora sou eu.

Adocica, meu amor, adocica!

Variações sobre o mesmo tema

Sim, vou continuar afirmando: você não me ama. Nem nunca amou ninguém. Porque a vida toda você se limitou a querer conquistar para ser amado. E quando alguém lhe ama, você abandona. Previsível, não acha? Quem quer viver de muletas, dependente do alimento que o outro lhe dá? Talvez, alguns. Você, duvido. A subordinação não lhe cai bem. Lá no fundo, a única coisa que você realmente anseia é amar. É ser nutrido pela liberdade interior que só quem é capaz de amar sente. Lá bem no fundo é isso. Mas você continua aí, às vezes mendigando comida, às vezes rejeitando, mas sem nenhuma coragem de (se) amar.

Wednesday, March 16, 2011

Rapunzel

Você me diz: eu te amo. Eu lhe digo: lave a sua boca. Quem não ama a si próprio, jamais poderá me amar.  E nem amar ninguém. Quem não é inteiro, vampiro se torna. No fundo, a única coisa que você sabe que quer é que eu lhe queira. Eu já avisei: os domados não me interessam mais. Cansei de ser troféu. Aos livres, eu me entrego em silêncio e a minha nudez será recompensada, pois o vínculo incondicional é a única possibilidade que alimenta. Sendo assim, eu lhe peço: nem perca a sua lábia comigo. Escape agora, antes que o apego à conquista lhe escravize e, mesmo sem amor, você fique grudado em mim. Fique colado ao imenso desafio do inatingível, à obsessão de me seduzir.

Vontade

Eu tenho vontade de você. De você e de nenhum outro. Do seu corpo e de nenhum outro. Vontade, vontade, vontade. E se você quer saber, é por isso que eu não lhe ligo, porque tenho vontade demais. É por este mesmo motivo que também não atendo às suas chamadas, porque tenho uma vontade incontrolável. E o incontrolável é perigoso. Perigoso demais.

Tuesday, March 15, 2011

Medeia

Exausta de tanta discussão, ela disse a ele: eu aceito. Eu sou Medeia, como você afirma. Bruxa e semi-deusa, mas também cruel e vingativa. Indomável, se você prefere. Sou sim, terrivelmente complexa e contraditória. Uma heroína errante.  Uma mulher amaldiçoada. É tudo verdade. Todos esses paradoxos que não se encaixam. Essa sou eu. Mas o que me move é a minha fome de amor. A minha sede de ser loucamente amada e desejada por você. A minha maior transgressão é ser sua. Faça de mim o que quiser.

Sim, eu vejo os seus erros. Os muitos erros que você cometeu. E eu também reconheço os meus vários erros, aos quais tantas vezes sucumbi. Estranhamente, agora percebo que todos eles não passavam de uma couraça sedimentada em aparências ilusórias. Mera irrealidade. Foi aí que nós nos perdemos, na superficialidade dos nossos medos fúteis e nas defesas falsas que repetidamente nos afastaram da verdade. Neste momento, que muitos classificariam de insensato, finalmente compreendo que o verdadeiro mesmo era a chama abstrata que eu enxergava em você e que você também enxergava em mim. Isto era real: este potente mistério indefinível que existia entre nós. Todo o resto, apenas máscaras da nossa covardia. Ilusões nas quais nos extraviamos.

Make new mistakes


O único erro imperdoável é a nossa incapacidade de enxergar a defesa que nos leva à repetição do erro.

Monday, March 14, 2011

Bonfim

Igreja do Bonfim, março 2011.

Ela chegou ao Bomfim quando já era quase noite e as luzes da Igreja estavam sendo apagadas. Decepcionada, suspirou: “vocês já estão fechando?” e um senhor muito distinto respondeu: “aqui fechamos tudo. Só não fechamos o coração”. Com um sorriso terno, abriu as portas do Templo para que ela pudesse entrar e fazer suas orações.

Salto quântico

Capadócia, set 09.

Estou cansada das minhas falas repetidas, dos meus textos pseudo-criativos e das minhas mais-idéias-das-mesmas. Será que um dia eu vou conseguir criar algo realmente novo, genuíno, autêntico? Será que um dia eu, ao invés de reorganizar duplicações e disfarces, vou conseguir acessar a fecundidade instintiva, os demônios mágicos, o gerador de estrelas para finalmente expressar algo, de fato, original? Será? Ai, como eu queria que o divino em mim se enfiase e por mim se manifestasse. Este sim seria um acontecimento: a transmutação de um espelho em portal. Sim! Era isso que eu queria: ser uma janela.

Sunday, March 13, 2011

Foi comida, mas casa amanhã.

Hidra

E o destino, em sonho, disse a ela: "estamos apenas lhe testando para ver se você realmente aprendeu a lição. Repetidas são as provas, pois muitas cabeças possui essa Hidra. Às vezes, mesmo cortando uma delas, duas outras surgem."

Amor Fati

Outra vez me pregastes uma peça, meu querido destino. Diga-se de passagem, a mesma. Acho até que de tão igual, idêntica. Felizmente eu, agora outra, definitivamente desigual de tão diferente, livremente aceito a tua mão que em mim pesa. Compreendo, finalmente, que fazes isso não por punição, e sim pelo amor que me tens. A mim, resta apenas agradecer. Com a fé renovada, respiro sem oposição.  Confiante em ti, sigo com a certeza de que tudo o que acontece é sempre o melhor, mesmo que por alguns momentos, pior pareça.

Saturday, March 12, 2011

King Kong


Por todos os lados, ouço que a nossa sociedade está muito fálica. Pois eu ando refletindo exatamente o contrário: tenho a sensação de que o que anda em falta mesmo é percebermos que não somos castrados.  É nos rebelarmos contra essa submissão generalizada. É sermos verdadeiros diante das pessoas e não nas costas. É nos posicionarmos honesta e dignamente. É assumirmos a nossa potência. É nos apropriarmos do nosso lado selvagem.

Aqui e agora

Eu cansei de viver assim, de pouquinho em pouquinho, de vez em quando ou volta e meia. Planejando qual a melhor maneira de existir e selecionando momentos, experiências, pessoas, lugares. Evitando, escolhendo, desviando. Eu quero viver por inteiro a exuberante e devastadora realidade que está na minha frente neste exato momento.

Eu quero só e somente só o real

Ninguém mais minta para mim. Por motivo nenhum. Por vingança alguma. Nem por proteção e nem por desvalimento. Eu quero a verdade. A insuportável e purulenta verdade.

EuVocê


Se, internamente, raras vezes conseguimos fazer a integração anima-animus, por que cremos que, externamente, será diferente?  Eu clamo, harmonia! Eu rogo, unidade! Eu acredito, cooperação. Eu sei que existe este lugar. Eu sei.

Friday, March 11, 2011

Sinuca de bico


Meu Deus, jogue-me nos poços e nos becos de mim, pois só assim conhecerei quem eu sou por inteira. E se medo eu tiver (e terei), por favor, ignore-me! Empurre-me assim mesmo!

Foi o Gugu Keller que disse...


"Fuckability - Vivemos num mundo em que, amiúde o observo, cada vez mais as pessoas são avaliadas e consideradas apenas por seu grau de fodabilidade. Sim, fodabilidade!"

O blog dele é duca! Passa lá!

Thursday, March 10, 2011

Transformação

Tem gente que atira pérolas no lixo. Tem gente que resgata. Tem gente que joga lixo no lixo. Tem gente que recicla. Tem gente que, sem sorte, vai parar no lixo. Tem gente que joga o outro no lixo. Tem gente que se deixa ser jogado no lixo. Tem gente que mergulha no lixo. Tem gente que se vira do lixo. Tem gente que vira lixo. Tem gente que purga o lixo. Seu próprio lixo. Tem gente que ao lixo se apega. Tem gente que do lixo se liberta. Tem tanta gente. E tanto lixo. E tanta beleza, que também pode vir do lixo. De vários tipos de lixo. Mas só de um tipo de Gente: aquela que acredita no poder da transformação.


Lixo Extraordinário e Estamira.
Lixo Humano, no blog do Gugu Keller

Tuesday, March 08, 2011

Re-sentir


Ele tinha um ressentimento antigo, quase tão velho quanto a sua própria idade. Ou quem sabe até, anterior à sua própria existência. Os anos se passavam, a vida passava, só não passava o ressentimento que, insistente, insistia. Em novas pessoas, em novos lugares, em novos momentos, o ressentimento ressentia. E tudo que prometia ser novo, no velho caia. Nele e no seu ressentimento, que era tão ancestral quanto a mágoa que ele tinha.

Sagrado e profano o baiano é...

Monday, March 07, 2011

Zorro

Ela respondeu categoricamente para ele: "eu sei que você adora dramalhões mexicanos, mas vou logo lhe avisando: não me acompanhe que eu não sou novela."

Sunday, March 06, 2011

Eu vou, atrás do trio elétrico eu vou!


"Carnaval na Bahia, 
oitava maravilha, nunca irei te deixar, meu amor.
Eu vou, atrás do trio elétrico vou, 
dançar ao negro toque do agogô
Curtindo a minha baianidade nagô
Eu queria que essa fantasia fosse eterna
Quem sabe um dia a paz vence a guerra
E viver será só festejar"

Evandro Rodriguez

Provocando Sócrates

Querido Sócrates,

Andei refletindo sobre a sua célebre frase: “só sei que nada sei” e, lamento, vou ter que discordar de você. Porque ultimamente eu ando convencida de que eu já sei muita coisa. Explico: mesmo o mundo sendo tão impermanente, e eu sendo tão caótica, eu descobri que tudo se transforma para que algumas coisas continuem iguais. Exemplo: o amor é a força que move o universo e que me move. Hoje eu sei disso. E você pode questionar, interpelar, me mostrar outros ângulos. Será em vão. Mas claro que você pode argumentar. Aliás,  o cérebro é um argumento. Ou melhor, vários. Outra coisa que agora eu também já sei: a razão vai invariavelmente buscar concordar ou discordar, como estou fazendo com você neste instante. E para cada pessoa que apóia um raciocínio, sempre haverá outra a questioná-lo ou rechaçá-lo. Mas, voltando ao amor, Sócrates, o que eu também já sei, é que ele não só é como a Verdade, como ele é a própria Verdade em si. E, por favor, não me peça para eu lhe explicar porquê. Eu não conseguiria. É informulável. O convite que eu lhe faço, meu querido Sócrates, é que você pare de pensar e sinta.

Bem, era isso. Ah, só mais uma coisinha: não importa que alegação você use para me demover desta minha apropriação. Eu já sei que eu sei de muita coisa e ninguém vai conseguir me convencer, ou melhor, convencer o meu coração, do contrário. Nem você. Ou muito menos você e a sua lógica. 

Beijos fraternos,

Patrícia

Carne-vale

Vestir a fantasia é uma cerimônia de metamorfose porque nela eu me permito ser outra. Colocar não a máscara de defesa, mas sim a máscara da imaginação. Celebrar a vida enquanto ela me pertence. Obrigada, mestre Viktor de Salis!

"Caso vá falar mal de mim, me chama que sei um monte de coisas horríveis a meu respeito!"


Esta semana li um texto que me fez refletir bastante. Nele, o autor dizia que não devemos contar às pessoas nossos medos íntimos e erros do passado uma vez que “tudo o que você disser poderá ser usado contra você”. Parei para pensar e, por uns bons momentos, me identifiquei bastante. Quantas vezes, em diversas relações,  tanto profissional quanto pessoal, na mais pura ingenuidade, contei segredos meus e, sem esperar, vi tudo se voltar contra mim? Inúmeras. 

Entretanto, refletindo um pouco mais e observando a minha trajetória nos últimos dois anos, me dei conta de que, a cada dia que passa, tenho menos segredos a serem escondidos ou que, eventualmente, podem se voltar contra mim. Cada vez mais, torno “aquilo-que-não-pode-ser-revelado” público. Como uma forma de catarse ou simplesmente por estar cansada de subterfúgios e de ter que agradar ao outro, comecei a expor publicamente as minhas falhas, angústias, medos, fracassos. 

Eu nem sei explicar direito como aconteceu, mas algo internamente me moveu a querer “jogar merda no ventilador”. O “sistema de controle” que eu própria havia criado para querer ser e parecer perfeita estava me vergando de tal forma, que eu vivia completamente exausta. Precisava me livrar da minha sufocante armadura e a maneira que eu encontrei foi a de olhar cara a cara a minha sombra e vomitar as minhas maluquices internas para o mundo. Certo ou errado? Não sei. Está sendo como está sendo. Peguei um desvio, peguei um atalho? Também não sei. Só sei que a cada máscara de defesa minha que cai, me sinto mais leve. Para mim é libertador simplesmente assumir que eu sou o que posso ser, que a minha vontade de metamorfose é genuína, mas que continuo "ridícula, limitada e que só uso 10% de minha cabeça animal". 

E nesta caminhada descobri o óbvio: que as pessoas que me amam, me aceitam exatamente do jeito que sou. E as que quiserem usar os meus erros contra mim, sei lá, que usem. Provavelmente farei coro com elas e assumirei que não estou acima do bem e do mal. E se elas acham que estão acima do mal, bravo para elas. Que carreguem o peso de suas próprias armaduras.


“Algumas coisas morrem com a luz. Se você puxar para fora da terra as raízes de uma árvore, elas morrerão. Elas necessitam da escuridão, elas vivem na escuridão, na escuridão está a vida delas. Assim como as raízes, o sofrimento também vive na escuridão. Exponha os seus sofrimentos e você descobrirá, eles morreram. Se você continuar escondendo-os dentro de si, eles irão permanecer seus companheiros constantes por muitas vidas. A infelicidade tem que ser expressada.” Osho

Obs: achei tão incrível o título do texto que li que resolvi usá-lo aqui descaradamente ;)

Saturday, March 05, 2011

A minha raiva tem motivo

Ela disse claramente para ele: “não, eu não vou me encaixar nas suas expectativas. E mesmo que todos achem que eu virei uma fracassada sem rumo, de uma coisa eu sei: eu não vou deixar que ninguém me controle, me jogando na cara o que é certo ou errado. Certo e errado para quem, carapálida? Eu ainda estou tentando entender que talentos tenho, mas com certeza um dos talentos que eu não possuo é o de ser subjugada. Pode, pode continuar dizendo por aí que eu pirei, que me perdi, fiquei louca, virei uma fundamentalista. Que ando cheia de raiva e revolta. Finalmente, eu penso. Este é o meu triunfo sobre essa sociedade castrada, que só fala a verdade pelas costas. Já disse pra você: eu sai da jaula e nenhum discurso, censura, reação ou vontade do outro vai me colocar lá de novo. E se você quer saber, tenho. Tenho sim raiva de você. De você e de qualquer pessoa que queira me domar. Os meus erros não são belos, mas são verdadeiramente meus. Deixe-os em paz."

***
Uma raiva peculiar: "As maravilhosas qualidades como coragem, determinação e força de vontade são extensões positivas da  raiva, como também a habilidade de curar." Atwater, Além das Crianças Índigo

Vale do Capão, jan 2011.

"Estou convencido, como uma criança, de que o sofrimento desaparecerá, que a comédia revoltante das contradições humanas se esvanecerá como uma lamentável miragem, como a manifestação vil da impotência mesquinha, como um átomo do espírito de Euclides; que no fim do drama, quando aparecer a harmonia eterna, uma revelação se produzirá, preciosa a ponto de enternecer todos os corações, de acalmar todas as indignações, de resgatar todos os crimes e o sangue vertido; de sorte que se poderá não só perdoar, mas justificar tudo quanto se passou sobre a terra." Dostoievski

Friday, March 04, 2011

Gol de Placa

Já sem paciência com ela, ele anunciou: “chega de papinho arrastado pra cima de mim. Quem fica correndo no gramado de um lado para o outro e perdendo tempo é time da terceira divisão. Comigo o campeonato é outro. O meu jogo é bola na rede."



Thursday, March 03, 2011

The best things in life are free


Dona Macaca chegou para o Sr. Sapiens e disse: “agora, o que nos separa é uma jaula. Quando você sair daí, me avise. Estou aqui fora, deitando e rolando. Quaquaraquaquá!”


Combatendo a praga do politicamente correto



Este é para o meu querido Márcio Almeida :)

Se você for a Bahia, leve o seu coração. O essencial continua invisível aos olhos.

Wednesday, March 02, 2011

Fatos da vida cotidiana

No Google, a palavra amor é mais pesquisada do que a palavra medo. Entretanto, o termo mais buscado é sexo.


Se eu pudesse, eu lhe daria a paz dos deuses, mas esta pertence apenas àqueles que abriram o coração ao seu próprio inferno e, sem combate, aceitaram olhar seus demônios olho no olho.

Tuesday, March 01, 2011

Ela é a única realmente livre

"Uma das metáforas mais poderosas sobre a condição humana e sua relação com a liberdade é a do camelo, do leão e da criança. Ela foi empregada pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche no século 19 e até hoje é utilizada para demonstrar as diferentes metamorfoses da consciência e nossa possibilidade de sermos livres. Diz ele que o homem, ao nascer, é como o camelo. É obrigado a comer, assimilar e armazenar, por um bom tempo, grande parte dos dados, histórias e ensinamentos acumulados pela humanidade ao longo de séculos. Essas informações chegam a ele por meio das orientações dos pais, professores e mestres, da convivência com seus iguais ou também por toda a produção cultural existente na sociedade: livros, filmes, arte, teatro, arquitetura, todo tipo de mídia... Ele vai ruminar, ruminar e ruminar essa quantidade enorme de dados até construir seu sistema de valores e crenças que, na maioria das vezes, já está alinhado com valores e crenças organizadas e pré-existentes sejam elas religiões, sejam elas sistemas políticos, filosofias ou doutrinas.

A maior parte da humanidade, diz Nietzsche, vive no estado de camelo. Só assimilando, aceitando, deglutindo. Ou, pior, se estapeando por causa do conteúdo engolido, isto é, por causa de suas crenças, ideologias ou religiões. Os homens-camelos não têm potencial crítico para se afastar da própria crença, analisá-la de forma isenta e descobrir seus pontos falhos ou ângulos distorcidos. Principalmente porque ela está baseada na emoção, não na razão. Por isso, para eles, de alguma forma parece impensável e sacrílego fazer essa avaliação.

Uns poucos entre os camelos chegam ao estado de leão. Normalmente, os grandes felinos se insurgem contra isso tudo que está aí, como se dizia na década de 70. Pode ser por meio da arte, como Picasso, que subverteu os cânones dos critérios artísticos aceitos até sua época (não sem antes dominá-los muito bem, por sinal). Pode ser por meio do cinema, como Ingmar Bergman, que trouxe a conflituosa realidade psicológica do ser humano para seus filmes inovadores. Ou pode ser por meio da religião. Francisco de Assis, por exemplo, foi um extraordinário leão de seu tempo.

Leões são geralmente líderes e, por isso, têm enorme influência junto aos camelos. Por isso mesmo, muitas vezes são feitos em pedacinhos por eles ou, então, por outros leões na defesa de seu território. O problema do leão é que, na maioria dos casos, ele ainda está preso ao que ele é contra. Pode dedicar sua vida e até morrer por seu ideal. Como diz o mestre espiritual Osho, que comentou a teoria de Nietzsche no livro 'Liberdade, a Coragem de Ser Você Mesmo', a grande maioria da humanidade está empacada no estado do camelo; a minoria está empacada no estágio do leão. A maioria significa as massas; a minoria, a 'intelligentsia' (pintores, músicos, cineastas, intelectuais, escritores, uma boa parte dos pensadores...). O leão, continua Osho, evolui das massas e se faz por si mesmo. Ele é basicamente mental e egóico. Já para se formar a criança é preciso uma formidável revolução interior. A criança é a pessoa que passou por uma transformação interna absolutamente radical. Ela tornou-se um outro ser, renasceu. É pós-mental e pós-egóica. O camelo vive no passado, o leão no futuro e a criança no aqui-e-agora."

Viva a nossa criança interior. Ela é a única realmente livre.