Monday, December 26, 2011

Saturday, December 24, 2011

Posso virar poço?


Deuses, queridos, tive uma idéia para 2012. Que tal se eu virasse um poço e da minha profunda escuridão começasse, espontânea e incessantemente, a jorrar vida? Não seria lindo? Claro que eu continuo com vontade de virar árvore, mas pensei que poderia dar mais algumas opções para facilitar o trabalho de vocês. 

Wednesday, December 21, 2011

Para os meus alunos


Eu ando obcecada pela ideia de que precisamos ser desobedientes. Sim, desobedientes.

Comecei a analisar algumas pessoas as quais admiro e me dei conta de que todas elas cometeram esse delicioso pecado: ser desobediente.

Começo pelos exemplos mais recentes: Steve Jobs, que pensou e fez diferente, e os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, que quebraram diversos dogmas corporativos.

Porém, queria recordar alguns outros nomes que andam alimentando a minha obsessão de que desobedecer vale a pena.

Como não lembrar de Ayrton Senna, que ultrapassou os limites de velocidade e tornou-se o nosso eterno herói? Nelson Mandela, que durante toda a sua vida se recusou a obedecer a um governo hipócrita e injusto, transformando assim radicalmente a história africana. Vamos mais longe para evocar Maria Quitéria. Já em 1823, contra a vontade de seu pai, uma mulher teve a audácia de cortar os cabelos, se vestir de homem, fugir de casa e lutar pela emancipação do nosso país. John Lennon, que, contrariando a máxima de que não se mexe em time que está ganhando, rompeu com os Beatles para promover a paz. 

A lista de desobedientes que nos inspiram é extensa.

Desobedecer é um aprendizado. Requer sabedoria. Requer valentia. Requer um eixo chamado dignidade. Diria até que requer um grau de heroísmo.

Evidentemente, eu não estou me referindo, aqui, ao desobedecer pelo desobedecer. Isso é chilique de criança mimada, é rebeldia sem causa de adolescente. Quem continua a desobedecer apenas por desobedecer recusou-se a virar adulto.

A desobediência a qual me refiro é, antes de mais nada, afirmativa. Ela constrói uma realidade melhor, um contexto mais reto, uma sociedade na qual temos orgulho de fazer parte. É a desobediência de quem, no meio deste tsunami de informações, regras, referências e opiniões, aprendeu a ouvir o seu coração e a sintonizar na certeza divina de que não estamos neste mundo apenas para concordar ou para discordar, mas, antes de mais nada, para contribuir com algo maior.

Acredito que aí está o carisma das pessoas excepcionais que conseguiram desobedecer afirmativamente: ter um propósito que vem do coração. Porque só o coração tem a imensa coragem de desobedecer a uma sociedade que, muitas vezes, insiste em subjugar a grandiosidade da vida.

Paulo Freire, pedagogo brasileiro, defendeu que ninguém ensina nada a ninguém, mas tampouco ninguém aprende sozinho. Aprendemos todos quando compartilhamos.

Sendo assim, era isso que eu queria compartilhar com vocês hoje: que eu ando tentando acessar a minha intuição para quem sabe, um dia, ter a coragem de ser uma grande desobediente.

Mas não se enganem, eu não quis aqui convencê-los de serem desobedientes e nem obedientes. No final das contas, a conformidade ou a inconformidade é só uma questão de perspectiva. 

O que eu realmente desejo a vocês é que vocês aprendam a escutar a sua própria voz interior, pois ninguém sabe a sua fortuna. Mas o seu coração sabe. Só ele sabe.

***

Escrevi este texto para os meus alunos. Honra e gratidão por ter sido escolhida paraninfa no dia da formatura.


Cada um tem que descobrir por si só


Quem é livre deseja que o outro seja livre também. Não fica com essas idéias de ser líder, guru ou guia de ninguém. Quem é livre quer criar o seu próprio caminho e sabe que não há nenhum caminho a ser mostrado, ensinado ou apontado para ninguém. 

Sociedade Patriarcal


Tomei bode de mim mesma todas as vezes em que atuei como professora ou consultora e compactuei com o engodo coletivo de que era possível ensinar, ajudar ou mostrar alguma coisa a alguém. Em todos esses momentos não havia nada mais do que um ego autoritário emitindo um subtexto: vejam como eu sei.


“Ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. Os homens se educam entre si mediados pelo mundo.” Paulo Freire

Sunday, December 18, 2011

Cravo fala?


Se fosse possível, eu lhe diria: me beija? Mas rosas despedaçadas não falam.

Milagres existem


Há algum tempo atrás, tive o seguinte sonho: estava numa cadeira de rodas e uma pessoa completamente desconhecida chegou perto de mim e me perguntou: “por que você insiste em usar essa cadeira, se você consegue caminhar?”. Essa semana refleti muito sobre isso, sobre a paralisia generalizada que se instaurou na nossa sociedade. Sim, além de cegos, como bem descreveu Saramago em seu livro "Ensaio sobre a Cegueira", somos pessoas que nasceram com duas pernas, mas insistimos em usar muletas, principalmente os relacionamentos como muleta. Como tudo, ou quase tudo, de alguma forma já foi dito na Bíblia, não foi à toa que Jesus fez um cego ver e um paralítico andar. Esses são os milagres da vida, quando finalmente somos capazes de enxergar e andar com os nossos próprios olhos e pernas. Tenho feito um exercício tremendo para fortalecer as minhas pernas e finalmente conseguir andar sem muletas. E também para não ser mais muleta de ninguém. É difícil, a inércia é enorme. Mas continuo acreditando que milagres existem.

Atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher


Essas frases impregnam a gente. Mesmo sem querer, já estamos, de novo, neste lugar. Aí o jogo não termina nunca. Uma mulher que se doa sempre cobrando, um homem dependente sempre devendo. Canseira danada dessas prisões-comuns e de tentar resignificar essas grades para ver se eu finalmente me liberto.

Saturday, December 17, 2011

Intensidade


No meu peito pula um coração ansioso: treme corpo, treme.

“Deixa pra lá, eu continuo viajando”


Estou tentando transformar a minha decepção e a minha raiva em poesia, mas me dei conta de que não consigo fazer rap.

Previsão 2012


De nada vai adiantar você tentar impedir as mudanças que, há anos, batem à sua porta. Repito: nada. Em 2012 não vai sobrar pedra sobre pedra na sua vida, nem para contar história. E tenho dito.

Balanço de 2011


Eu não me esquivei. Sem mais.

Vida nova


Criação infinita, me engole inteira!

É tão simples


Você só precisava assumir o seu poder pessoal. Só. Mesmo que fosse difícil, era simples. Era isso. Mas você duvidou. Na verdade, você continua duvidando. Você não acredita. Pena! Porque o seu coração sabe. Lá no fundo, ele sabe que existe uma força muito poderosa em você. 

Friday, December 16, 2011

Começando de novo


Deixando para trás tudo e todos que tenham como objetivo impedir as manifestações autênticas e naturais da vida.

Preciso de abrigo


Preciso de abrigo dos desumanos, dos homens-máquinas, dos ditadores infames,  dos castradores de natureza,  dos robôs autoritários, dos capangas da mediocridade, dos covardes pessimistas, dos escapistas rosados, dos medrosos compulsivos, dos sedutores viciados, dos defensores da hipocrisia, dos serial killers da imaginação, dos inimigos da vida. Natureza real e viva, essência criadora e infinita, radiância de amor, me ampara?  

Thursday, December 15, 2011

Refúgio II


Coração meu, você pode me proteger deste mundo devastado e me colocar no colo quente e macio da criação?

Refúgio


Coração meu, me tira desta carnificina que é o jogo de poder e me coloca no eixo criador da vida?


Ela olhou nos meus olhos e disse: “é tanto desamparo em você”. Respondi: é.

Wednesday, December 14, 2011

Visão


Você me pede uma explicação? Não tem como explicar. Simples assim, não tem. É uma questão de ver. Ou você vê ou você não vê. E se você ignora e me ignora apenas porque o que eu enxergo ainda não é palpável e nem concreto para você, tudo bem, estou só de novo. Na verdade, não é bem tudo bem porque eu me sinto péssima por não ter mais com quem dividir os meus delírios. Mas se tem que ser assim, no final das contas, é tudo bem porque eu não consigo deixar de sonhar. E desta vez, nem tentar lhe mostrar mais eu vou. Resignei. Quanto à isso, resignei.  E juro que não vou olhar para trás, senão engesso que nem você e acabo virando estátua.

Chaplin, me dá um pouco da sua coragem?

Solidão


Estou com a mesma sensação dos loucos: ninguém vê o que eu vejo.

Tuesday, December 13, 2011

Eu quero renascer rosa


O bom mesmo é ser rosa. Vem a chuva, vem o vento, vem o sol e ela ali, serena, rosa. Sem nenhuma ansiedade, sem nenhuma expectativa, sem nenhum julgamento, apenas rosa. Quando aparecem os brutos, os desavisados, os maléficos, ela, confiante nos seus espinhos, continua a ser a mesma, rosa. Sem nenhum pudor de viver completamente nua, a rosa é sempre rosa. Sem medo do seu destino e íntegra na sua existência efêmera, linda e digna, rosa.

Mudanças


Preciso parar com essa minha mania de tentar evitar o inevitável.

Sunday, December 11, 2011

Allladin


A mim só me interessam os livres porque só eles conseguem voar no tapete mágico.

Pura intuição


Os heróis não são perfeitos, eles apenas são livres para agir com o coração.

Saturday, December 10, 2011

Coragem de ser livre


Rapunzel, que nós sempre tenhamos a mesma coragem que você teve: romper com os laços de dependência com todos e tudo que nos aprisiona, nos suga e nos oprime.



É da minha natureza


Foucault, muito obrigada! Demorei muito tempo para entender que a minha incessante busca para descobrir quem eu sou, nada mais é do que a minha vontade visceral de acessar e manifestar a minha força criativa. 

"Devemos não somente nos defender, mas também nos afirmar, e nos afirmar não somente enquanto identidades, mas enquanto força criativa." Foucault

Vale do Capão, jan 2011.


Friday, December 09, 2011

Bruxa, eu quero que você se dane!


Sabe quando a Bruxa Má vai admitir que a Branca de Neve é bonita? Nunca! Sabe quando a Bruxa Má vai querer que a Rapunzel seja livre? Nunca! Sabe quando a Bruxa Má vai deixar que Joãozinho e Maria se divirtam? Nunca! Por isso, é inútil argumentar ou tentar chegar a um acordo com a Bruxa Má. É pura perda de tempo. A única coisa a ser feita é tirá-la do caminho. Só.

A única palavra a ser dita é: basta!


Olha só, você acha que dá para ficar de conversinha com a Bruxa Má? O único objetivo dela é que você coma a maçã envenenada ou, então, que você sucumba na torre. Se liga! Enquanto você fica aí conversando, ela, astutamente, lhe prende numa gaiola para que você faça trabalho forçado e implore por comida. Dê logo um tapa na cara dela e vá embora. Ou você ainda tem a esperança de que a Bruxa Má vai, um dia, lhe entender?

Use the force, Luke!


Eu fico indignada com as pessoas do bem que, merecidamente, receberam o direito de usar a espada, mas, ao invés disso, preferem conduzir conversas longas e explicativas com as pessoas prepotentes, manipulativas e opressoras. Depois, quando são apunhalados pelas costas, se surpreendem e se vitimizam. Digo logo, tenho pena não. Quem mandou ser covarde e ter medo de usar o sabre? Que eu saiba, Luke Skywalker não fica de papinho com Darth Vader e já sabe, de antemão, que é inútil tentar negociar com ele.



É sempre a mesma dupla


É triste constatar que, não importa o lugar, os prepotentes sempre fazem dupla com os covardes.

Thursday, December 08, 2011

Salto de Fé


Incinerei completamente o passado e aceitei que eu definitivamente não tenho como prever o futuro. Agora, só me restou uma coisa: confiar no meu coração. 

Acertar serve pra quê?


Gostando de errar porque assim eu aprendo mais. 

Now that I see the light, the world has somehow shifted

Tuesday, December 06, 2011

Ogros não combinam com rosas


Odeio os ogros. Eles sempre machucam as rosas, por mais espinhos de defesa que elas tenham.

Sunday, December 04, 2011

Ira


Se até Deus mostra a sua ira, quem sou eu para não mostrar a minha? Sim, Iansã, continue baixando em mim e me dando força para que eu use a sua espada contra aqueles que viraram máquinas operacionais e querem exterminar tudo o que é humano e belo. 

“Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. (Romanos 1:18)

Iansã, minha orixá, hoje é o seu dia!



"Nenhum vento poderá desviar a minha barca.
Nenhum raio mudará o meu caminho“
Eparrei Oyá!

Braveheart


Eu me sentindo a própria Iemanjá no fundo do mar, aí vem você e me diz que eu sou o avatar do Braveheart. E sabe de uma coisa? Adorei! É isso mesmo! Mais um recado enviado pelo universo para que eu continue lutando pela minha dignidade, independência e liberdade.

Saturday, December 03, 2011

Parafraseando Einstein


O mundo não está ameaçado pelas pessoas controladoras, manipuladoras, prepotentes, autoritárias, ditadoras, tirânicas e castradoras e sim pelos covardes e omissos que permitem que essas pessoas dominem o mundo. A coragem está aí,  grátis para qualquer um.

Melting the Wall II


"Open your heart, I'm coming home."

Melting the Wall


"Together we stand, divided we fall."

Friday, December 02, 2011

Verdades Mágicas

SP, 2010.


Só e somente só o Pequeno Príncipe é capaz de ver a Rosa porque ele é o único que realmente acredita que ela existe.