Sunday, August 29, 2010

Lei da Atração

Nego, seguinte, em algum momento tenho que encarar os fatos - a problemática sou eu. Antes eu ficava repetindo: aqui parece margem de rio, só para tranqueira. Mas agora tenho que ser honesta comigo mesma: gente complicada atrai gente complicada. Entende? Ô meu preto, não é pessimismo não. É realismo. Preciso comemorar. Aceitação é cura, viu? Este é o primeiro passo para a libertação: consciência. Eu não tô querendo dizer que tá tudo errado com a minha pessoa. Muito pelo contrário. Você é meu amigo, você sabe. Dá pra aproveitar alguma coisa. Mas esses condicionamentos miseráveis estão acabando comigo. É bola de ferro no pé. Dá trabalho caminhar com isso. Saca Sísifus... pois é. Leva a pedra pra cima da montanha a todo custo e depois começa tudo de novo. Haja cansaço. Claro que eu acho essa ladainha da lei da atração pura auto-ajuda comercial. Nem preciso te dizer que comprei o livro e só consegui ler a primeira página com muito esforço. Você conhece o final desta opereta: tive que ir lá na Livraria Cultura devolver. Mas fato é que essa tal da lei da atração acontece. Sim, estou convicta de que isso é algo real. Porém, existem formas e formas para descrever uma realidade, mesmo quando invisível. Este livro banaliza. Ei, me lembrei agora de outra coisa. Por acaso não tem uma vertente da psicologia que trabalha com algo na linha:  eu sou OK você é OK? Nem sei do que se trata, mas deve ser assim: se alguém se interessa por mim e eu acho que ele não é OK, então, consequentemente,  eu é que não sou OK. Sacou? Tá, tá, eu distorço tudo e ainda por cima exagero. Você tem razão, eu adoro uma dramaticidade. O seu questionamento faz sentido. Repensando: quando um cara "feinho e burrinho" fica a fim de mim, isso não quer dizer que eu seja "baranga e tapada". Vejo aí uma certa lógica. O quê? Esse exemplo foi ruim? Como assim? Tá querendo piorar a minha auto-estima, é? Olha só, deixa eu falar sério agora. Quando leio a frase do escritor e filósofo americano Ralph Waldo Emerson... não, nunca li nada dele, só conheço essa citação mesmo... peraí, não precisa jogar na minha cara que pegar citação na internet para parecer inteligente é cafona, deixa eu contar primeiro, depois você pode criticar à vontade. Vou falar pausadamente para você absorver melhor. Escuta:  "O que você é, vem para você". Diz aí, não é, no mínimo, intrigante? Quando leio isso - e dane-se se é na internet ou não - a ficha cai de novo: se eu sou insegura, atraio homem inseguro. Sim, eu sei que essas tais dessas fichas já caíram mil vezes, que essa é a milésima e uma vez. Você tem razão. Tem ficha caindo à rodo, mas a questão principal permanece: continuo exigente e resistente à mudança. Por favor, não me desanime, vai. A cada insight tenho uma renovação de esperança. Mesmo que depois a realidade despenque como um raio na minha cabeça e eu perceba que continua tudo igual. Tá bem, eu novamente no exagero. Igual, igual, nem tanto. Pelo menos, tô começando a dar risada das minhas mazelas. Esta talvez seja uma transformação. Quem sabe, a única verdadeira: comecei a rir de mim mesma. Como? Você já tá rindo de mim há muito tempo? Caramba, pra variar, tô rindo atrasada. Será que eu sou mesmo um caso perdido?

5 comments:

José Humberto Ribeiro said...

Vou te dar um rio de presente. Com quantas margens você quiser. Pode escolher! Bjs

Renatiano said...

sabe que eu to um pouco cansado dessa coisa de atrair as coisas pra si? você é o que você pensa e tantas outras frases de efeito que a massa procura pela internet. não to criticando o seu texto, nem sua citação; aliás, o texto é muito pertinente; mas me cansa ouvir tudo isso e constatar que minha vida não está lá da maneira que eu acreditava ser a melhor. porque será? se o não é tão forte a ponto de invalidar qualquer sim ou qualquer positividade que sua mente venha a ter, como é que ficamos? o sim, o bem, o positivo não pode ser visto como mais 'fraco' que o não. a gente vai vivendo e vai se desiludindo um pouco e presta atenção que são coisas da vida, que fazem você refletir.
me parece cruel nessa luta do bem e do mal o 'mal' quase sempre ganhar ou pelo menos se manter à frente.
será que eu to pensando errado e isso só tá me levando a atrair caminhos complicados e dificeis?? xiiii, dúvida!

untitled said...

Beto, meu querido, foi tão tocante o que você escreveu, que nem sei direito o que dizer... fiquei paralisada diante da beleza de suas palavras.

untitled said...

Renato, que bom te ver por aqui!

Pois é. Boa pergunta. Acho que às vezes eu penso certo, às vezes penso errado, mas o melhor mesmo é quando eu não penso... apenas sinto e entro num fluxo puramente cristalino. O diacho é silenciar essa mente pra lá de tagarela. Em determinados momentos, consigo. Nos outros, escrevo..

Quando li o seu comentário, lembrei de um texto do Darcy Ribeiro:

"Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu"

Beijos! Depois passo lá no Renatiano...

Renatiano said...

escrever é ótimo. pensar tb, mas as vezes cansa um pouco!!