Friday, April 23, 2010

Você sabe o que é Sevirologia?

SEVIROLOGIA: “se virar para vir-a-ser”

É um movimento criado a partir do processo de trabalho de formação de jovens na ONG Eletrocooperativa. Vem da expressão “se virar”: quando a gente se vira, fortalecemos nosso ser e nos encontramos com a nossa própria sabedoria. Isso traz uma nova forma de olhar para a vida, nos traz uma mudança de perspectiva, fortalece nossa auto-estima porque percebemos que somos capazes de fazer o melhor com aquilo que temos. O sevirólogo aprende sozinho e com os outros para construir seus caminhos sempre por meio da ação em busca da transformação. É um ser integral com quatro dimensões: a política, a ambiental, a cultural e a econômica.

O processo de formação é realizado na Eletrocooperativa em Salvador. Semanalmente os jovens assistem a uma palestra sobre determinados valores fundamentais. A partir de uma intensa reflexão, criam vídeos, músicas e programas de rádio que reúnem as idéias que foram discutidas. 

Para se aprofundar na Sevirologia

Exemplo vivo de "se vira!": o músico baiano Gerônimo fala sobre o Projeto "O Pagador de Promessas" e como surgiu "Eu sou negão.  Meu coração é a Liberdade"


No comments: