Thursday, June 24, 2010

Tchau, Saturno!

Depois de dois anos e meio em virgem, finalmente Saturno sairá definitivamente deste signo neste mês de julho (21). Para muitos esta notícia deve ser banal. Para mim, que sou virginiana, é mais que libertadora. Ouvindo isso, preciso anunciar, gritar, berrar aos quatro cantos: YEEEEEESSSS!!!!! Juro que eu não vejo a hora. Os meus últimos dois anos foram incríveis - reinvenção pura. Mas como se diz em inglês: enough is enough. Neste período, eu tive duas opções: mudar ou mudar. Literalmente, não sobrou pedra sobre pedra. Foi f**a! Mas, do fundo do meu coração, sinto que realmente valeu. Dentre as muitas (muitas!) transformações que passei e provoquei (sim, tá no inferno? Abrace o capeta), uma delas está refletida neste post: deixei de ser uma cética convicta e passei a acreditar em astrologia. Melhor, mudei completamente a minha mentalidade. Antes eu dizia: eu só acredito vendo. Hoje eu digo: eu acredito em tudo (sim, tudo!), até que me provem o contrário. Pois é, obrigada, Saturno, mas confesso que estou dando pulos acrobáticos de alegria com a sua saída. A partir de hoje é contagem regressiva mesmo. Como diz Gerônimo, cantor e compositor baiano, agora é "agradecer e abraçar". Vivaaaaaaaaaaaa!!!!!


"Desde o dia 17 de maio deste ano, o planeta Saturno, que neste momento se encontra no signo de Virgem, começou seu movimento direto pela terceira vez, ou seja, caminha em direção à porta de saída desse signo, entrando em seguida no signo de Libra. Virginianos, piscianos, sagitarianos e geminianos, sol, lua ou ascendente sentir-se-ão aliviados com essa mudança de energia. Em 25 anos de astrologia, nunca presenciei uma estada de Saturno tão pesada como esta.

Como terapeuta, há pouco mais de dois anos (Saturno fica aproximadamente dois anos e meio em cada signo) participei quase que diariamente do sofrimento, das perdas e da depressão desencadeada por esse planeta especialmente em virginianos e piscianos. Agora, com o movimento em direção à porta de saída, Saturno vai estruturando e colocando em seu lugar, lenta e definitivamente, tudo o que foi arrancado. Certamente nada será como era, pois a grande lição que se tem a aprender em trânsitos como esse é que a vida deve ser renovada todo tempo.

O que não faz mais sentido foi arrancado e atirado longe e, quanto mais teimosa for a pessoa, mais apegada e arrogante em não aceitar as mudanças da vida, mais difícil o transito se torna. Ficar preso em emoções do passado apenas intensifica e prolonga os momentos de dor. Neste momento em que fica apenas o que de fato vale a pena, é importante estar atento para todas as oportunidades de reconstrução que essa despedida de Saturno traz. Sim, porque elas virão aos montes.

O símbolo de Saturno é o de uma caveira com sua foice, pois Saturno tem tudo a ver com os processos de morte e renascimento. Como não existe nascimento sem dor, é através dela que aprendemos as lições que este pai severo tem a nos ensinar. Saturno é Chronos, o Senhor do Tempo e, necessariamente, em trânsitos como este aprendemos a suportar a impotência, a tolerância e a profunda paciência. Aprendemos através de duras lições que nossa vontade é bem limitada quando o Universo decide nos dizer "não". Afinal, quase nada chega quando queremos, mas quando deve chegar.

Com Saturno em Libra os relacionamentos passam por uma espécie de transformação profunda que vai mexer intensamente com a maneira pela qual todos estamos nos relacionando. Se é que podemos dizer que estamos de fato nos relacionando. Os medos da entrega e do encontro com o amor profundo virão todos à tona e, no final, que sempre é feliz, poderemos presenciar muitos casais felizes e realizados no encontro com uma nova forma de amar. A vida segue em frente sempre, independente de nossa vontade e no tempo que ela mesma determina. Portanto, só nos resta aprender a dançar no mesmo ritmo e tempo que ela."

No comments: