Monday, October 25, 2010

AdãoEva



Andei pensando sobre esse papo de que nós mulheres estamos evoluindo e os homens ficando para trás*. Demorei bastante para chegar à alguma conclusão, mas agora tenho uma opinião a respeito deste clichê: discordo totalmente. Totalmente mesmo. Se as mulheres estivessem realmente "evoluindo", elas entenderiam que o verdadeiro desenvolvimento só é possível quando existe uma harmonia das forças complementares: YinYang. Sem a integração do feminino e do masculino nenhuma evolução real é possível. O poder do feminino é imenso na organização psíquica dos homens. Da mesma forma que as mulheres precisam do poder do masculino para atingir a consciência da totalidade. Simplesmente não existe a eclosão do feminino, se o masculino não eclode. E vice-versa. E se nós mulheres achamos que os homens não estão amadurecendo como deveriam, então isto quer dizer que nós também não. Uma coisa é absolutamente interdependente da outra. Neste mundo embrutecido, estamos todos amedrontados e sem identidade. Somos todos sexo frágil. E nem vale a pena questionar quem é mais frágil. Esta pergunta apenas reflete uma lógica de mercado. Fragilidade não precisa ser mensurada e nem comparada, apenas acolhida. O mesmo devemos fazer com as forças feminina e masculina: abrigá-las.

(*) Principalmente depois que recebi um texto escrito por um homem que dizia: "Sem o machismo, o que vemos são homens fracos, passivos, sem iniciativa, amedrontados diante da nova mulher. Um homem sem forma, sem identidade. Por que nós, homens, estamos assim? Existe saída?".

2 comments:

didi said...

aproveito a deixa para publicar algo que Gandhi disse: "o verdadeiro adereço da mulher é sua índole, a sua pureza"

didi said...

disse também: "Se por força entende-se a força moral, entao a mulher é infinitamente superior ao homem.. nao existe maior intuiçao, maior abnegaçao, maior força de suportaçao, maior coragem. Sem ela o homem nao poderia ser. Se a nao-violencia é a lei da nossa existencia, o futuro é com a mulher. Quem pode fazer apelo mais eficaz ao coraçao do que a mulher?"
De qualquer modo, as energias vao complementadas....