Tuesday, December 14, 2010

Coisas que aprendi em 2010

Moçambique, 2010.


Aprendi que:

tentar mudar o outro é covardia ou prepotência. O que dá no mesmo.

por trás dos meus condicionamentos arraigados a única coisa que existe é medo. Nada mais.

o pior mau olhado é aquele que coloco em mim mesma.

não vale a pena ter medo de galinha (eu tinha!)

somos loucos. Preferimos o isolamento à entrega.

os adultos têm vergonha de falar a palavra "pum" e as crianças adoram!

colocar expectativa no outro não é burrice, é auto-abandono.

o big-bang reverso existe e a isso chamamos de essência.

as contradições só podem ser reconciliadas na profundidade. Na superfície somos todos irremediavelmente incoerentes.

quanto mais eu fujo da minha sombra, mais ela gruda em mim.

só quando você desiste de você mesmo é que a transformação realmente começa. Sabe aquela máxima: "é morrendo que se vive"... pois é.

a ditadura do "positive thinking" é uma das coisas mais cafonas dos últimos tempos.

o espermatozóide possui uma mobilidade ativa e o óvulo é incapaz de se mover. E nenhuma cultura ou modismo vai mudar isso.

eu me acho cada vez mais ridícula. Ponto.

todo mundo que mete o pau no facebook continua lá, buscando gratificações imediatas.

o oposto do amor não é o ódio e sim o poder.

E para 2011: Foco, Pat, foco!

12 comments:

Gugu Keller said...

Pat...
Obrigado por tuas visitas em meu blog! O teu também é muito legal! Prometo vir mais vezes!
O meu "post" que vc procurou tem o título de "Um Ano!!!" e foi postado em 21-08-10! Vê-lo linkado aqui será uma honra para mim!
Bjs!
GK

didi said...

amiga, vc se supera..........!!! se aprendizados como estes forem de grade curricular, o futuro contaria com melhores geraçoes... nao melhores empreendedores ou consumistas, mas de qualidade superior de seres humanos.... afinal, o que mais temos que aprender, senao nossa superaçao como animais sentimentais???

José Humberto Ribeiro said...

Se você sabe olhar para dentro e localizar exatamente o "lugar" onde dispara os sentidos para o amor e, em pleno silêncio, ecoa dentro de si aquela voz que ninguém jamais ouviu.. então o resto é apenas decoração, apetrechos, din-din, e algo a mais para tornar o "essencial" mais divertido. O teu "querer"= a bússola. Bjs

Fernanda de Paula said...

Sabe o que eu aprendi em 2010?

Que ser transparente incomoda as pessoas. Isso pode até fechar algumas portas, mas pelo menos te abre o coração de muita gente interessante.

Que um mergulho no mar ajuda a enterrar as coisas ruins na areia (e que como eu não tenho praia aqui, eu vou eu mesma produzir o meu sal e tentar enterrar minhas angústias)

Que as crianças são as únicas que te falam a verdade, mesmo que não abram a boca.

E que você é muito mais querida do que imagina e que nunca vai ficar só.

Unknown said...

Paty Paty Paty,

Li agora. Estamos juntos nesta procura da nossa essência empoeirada. Muito bom de ler.
Grande beijo,
prOF.

Anonymous said...

e não esqueca que vc encontrou novamente o seus pés...
deep hug
doc...

Anonymous said...

Aprendi que você é cada dia mais importante na minha vida!

Eduardo Sampaio

Anonymous said...

Que eu vou dancar para o resto da vida

Que a busca da minha "religiosidade" é algo realmente importante como fiolosofia de vida

Que as vezes insistimos em aprender algo que tem um tempo certo para ser aprendido

te amo amiga!! Besocas Cris Pontes

Anonymous said...

O mundo virtual acomoda!

Cris Pontes

CRIS said...

Pat!!!
Aprendi tantas coisas neste ano que ficará marcado para sempre...
Um retiro em pleno carnaval, algo completamente novo e desconhecido para mim, uma pessoa até então cética, descrente...
Aprendi a ter fé!
Aprendi a enfrentar os meus medos...
Aprendi que existem pessoas maravilhosas esperando uma oportunidade de se conhecerem, trocar experiências...
Aprendi que por mais que a gente busque sucesso profissional, etc, etc, etc...e todos estes etecéteras que a sociedade acha que devemos ter...
No fundo o que todo mundo quer é ter AMOR.Ele, todinho, com letras maiúsculas.
Aprendi que é "ele" quem manda e governa a minha vida, não adianta não consigo ser de outra forma e me sinto maravilhosa assim.
Aprendi que não preciso lutar contra a minha natureza.
Aprendi que sou forte e sensível.
E que existem muitas pessoas assim também, você por exemplo!
Aprendi a acreditar mais.
A ver o colorido do invisível.
Aprendi a sentir.
Aprendi que o caminho para o auto conhecimento é um sem fim de momentos muito especiais.
Aprendi que a felicidade está em todos os lugares.
Aprendi que quem tem amigos, nunca estará sozinho.
Aprendi que tudo está do lado de dentro.
E como disse Raul...BASTA SER SINCERO E DESEJAR PROFUNDO!
Aprendi que é SIMPLES!!!!

Duda said...

Aprendi que há certas coisas que só podem ser vistas de um nível mais acima e com outro olhar, mas não adianta subir escada ou elevador, pois por incrível que pareça para subir é preciso mergulhar na essência, na alma e com muito amor.

Aprendi que muitas vezes o que pessoas chamam de ciúme é na verdade necessidade de posse.

Aprendi que torcer para a Holanda na Copa do Mundo de Futebol quase dá resultado.

Aprendi que ainda tenho dúvidas sobre se vale a pena perder a virgindade no facebook e no twitter.

Aprendi muito sobre o passado da minha família... resgatei muitas coisas através das viagens que fiz.

Confirmei a tese de que onde menos se espera é dali mesmo que não sai nada.

Aprendi que se tratando de política a frase “pior que tá não fica” é mentira.

Aprendi que apesar da educação ser o bem mais valioso, aqui no Brasil não sabemos “E NEM fudendo” avaliar o nível da nossa educação "E NEM" precisa: é péssima.

Aprendi que o Cristo Redentor no Corcovado não sabe correr.

Aprendi que fazer o que gosta e o quer (respeitando os outros sempre) é a maior sensação de liberdade e prazer.

Aprendi algumas coisas que só vou entender mesmo com o tempo.

Cinthia Assali said...

Adorei!
e sobre o Facebook, "Eu não uso redes sociais" é o novo "Eu não tenho televisão" :P