Friday, January 28, 2011

Conversando com Albert Camus


O meu querido amigo Jaderson postou no FB a seguinte frase do Camus: “O Homem é a única criatura que se recusa a ser o que é”. Gostei tanto que fui procurá-la na internet. Foi quando me deparei com esta entrevista do Camus. Genial! Alguns trechos abaixo. Íntegra aqui.

***
VRB – Qual a importância do amor em nossa vida? Há pessoas que parecem não possuir esse sentimento.
Albert Camus – O homem tem duas faces: não pode amar ninguém, se não se amar a si próprio. Não ser amado é falta de sorte, mas não amar é a própria infelicidade.

***
VRB – A felicidade terrena é vergonhosa para alguns místicos. Por isso, procuram voluntariamente o sofrimento para merecer a felicidade celestial.
Albert Camus – Não é nenhuma vergonha ser-se feliz; vergonhoso é ser feliz sozinho.

*** 
VRB – Por falar, em religião, o Juízo Final não passa, para mim, de terrorismo teológico. Apesar de sempre adiado, ainda assusta os religiosos.
Albert Camus – Vou-lhe dizer um grande segredo, meu caro. Não espere o juízo final. Ele realiza-se todos os dias.

***
VRB – Descartes disse: “Penso, logo existo”. E você?
Albert Camus – Revolto-me, logo existo.

2 comments:

José Humberto Ribeiro said...

Gosto demais dele. Penso que ele fez uma mistura maravilhosa de Dostoievski e Nietzsche.... quantas vezes me peguei tão estrangeiro nesse mundo....

untitled said...

Estrangeiro e ABSURDO! Acabei de ler o livro dele que você me emprestou, acredita?! Gostei bastante. Beijo!
"Se o mundo fosse claro, a arte não existiria." Camus