Sunday, March 06, 2011

Provocando Sócrates

Querido Sócrates,

Andei refletindo sobre a sua célebre frase: “só sei que nada sei” e, lamento, vou ter que discordar de você. Porque ultimamente eu ando convencida de que eu já sei muita coisa. Explico: mesmo o mundo sendo tão impermanente, e eu sendo tão caótica, eu descobri que tudo se transforma para que algumas coisas continuem iguais. Exemplo: o amor é a força que move o universo e que me move. Hoje eu sei disso. E você pode questionar, interpelar, me mostrar outros ângulos. Será em vão. Mas claro que você pode argumentar. Aliás,  o cérebro é um argumento. Ou melhor, vários. Outra coisa que agora eu também já sei: a razão vai invariavelmente buscar concordar ou discordar, como estou fazendo com você neste instante. E para cada pessoa que apóia um raciocínio, sempre haverá outra a questioná-lo ou rechaçá-lo. Mas, voltando ao amor, Sócrates, o que eu também já sei, é que ele não só é como a Verdade, como ele é a própria Verdade em si. E, por favor, não me peça para eu lhe explicar porquê. Eu não conseguiria. É informulável. O convite que eu lhe faço, meu querido Sócrates, é que você pare de pensar e sinta.

Bem, era isso. Ah, só mais uma coisinha: não importa que alegação você use para me demover desta minha apropriação. Eu já sei que eu sei de muita coisa e ninguém vai conseguir me convencer, ou melhor, convencer o meu coração, do contrário. Nem você. Ou muito menos você e a sua lógica. 

Beijos fraternos,

Patrícia

3 comments:

José Humberto Ribeiro said...

Minha querida Pat, o Sócrates pediu para lhe dizer que está feliz contigo pois você entendeu o principal: "conhece-te a ti mesmo".

Psicografado pelo espírito Beto..rs.rs.rs.

untitled said...

Amei! Você é demais!

CRIS said...

Sentir, sentir, sentir...
Primeiro sinta e depois a gente conversa...
bjs