Monday, May 02, 2011

Elogio ao egoísmo

Tenho me deparado com tantas pessoas que “querem fazer o bem” que ando me sentindo deslocada. Explico: de alguma forma, o que me enfada mesmo é um certo pseudo-altruísmo no ar. Muitas pessoas infelizes, mas, de todo jeito, tentando ajudar o outro a ser feliz. Para mim, isso é surreal. Parece que "fazer o bem" virou moeda social e precisa entrar na agenda, mesmo que a pessoa não dê conta da vida dela. Como eu vivo na contra-mão dos acontecimentos e já nem me dou mais ao trabalho de me perguntar porque, apenas resolvi refletir sobre o meu próprio egoísmo. Sem nenhum tipo de culpa, queria investigar os benefícios de ser uma egoísta assumida. Pensei até mesmo em escrever um texto em defesa do egoísmo. Foi quando me deparei com uma fala do Osho. Óima! Que o meu altruísmo comece por mim. 


"Primeiro, reduza suas preocupações ao mínimo. Quer dizer, confine suas preocupações a si mesmo; já é o suficiente. Seja absolutamente egoísta. Sim, é isso que estou dizendo: seja absolutamente egoísta, se você quiser ajudar os outros algum dia. Se você, algum dia, quiser ser realmente altruísta, seja egoísta. Primeiro mude o seu ser. Primeiro crie uma luz dentro do seu coração, torne-se luminoso. Então você poderá ajudar os outros." “Se você não for egoísta não poderá ser altruísta.” Osho

No comments: