Wednesday, June 01, 2011

Força Sagrada


Dizem que a sociedade anda fálica. Engraçado, o que vejo é exatamente o contrário. O mundo anda castrado, impotente e sombrio. Esvaziaram por completo a genuína força solar do masculino. O que deveria ser reverenciado virou bode expiatório. Por que caímos nessa? Falácias é o que vivemos. Cavernas é onde habitamos. Culpados é o que buscamos. Deturparam e enfraqueceram completamente as forças sagradas do YinYang e nós deixamos. Que a vingativa ira feminina não queime os homens em fogueiras, prolongando a ainda vivida Idade das Trevas. Revanche pra quê? Luz!


4 comments:

arosaquefala said...

Querida Pati, estava lendo sobre esse desequilíbrio ontem, num livro que recomendo muitíssimo (esse e os demais volumes) - 'As Máscaras de Deus -Mitologia ocidental' :
...Quando o princípio feminino é desvalorizado, juntamente com seu ponto de vista e, como ocorre sempre quando um poder da natureza e da psque é excluído de seu lugar, ele transforma-se em seu negativo, como uma divindade maléfica, feroz e perigosa. E, vamos descobrir, em toda história subsequente dos sistemas patriarcais ortodoxos do Ocidente, que o poder dessa deusa-mãe do mundo, a quem acabamos de ver difamada, abusada, insultada e derrotada por seus filhos, permanecerá como uma ameaça constante ao castelo da razão em que eles construíram sobre uma terra que consideram morta, mas que, de fato, está viva, respirando e que pode deslocar-se sob seus pés".

Sim, vamos cultivar o sol, a luz, tendo sempre em vista o respeito à lua e a sombra. Yin e Yang no seu equilíbrio complementar e dinâmico. Beijos!

untitled said...

Minha linda, adorei! Concordo em gênero, número e grau :)

O YIN está completamente desvalorizado e precisa urgentemente ser resgatado. Participo de dois grupos de mulheres com esse propósito e felizmente percebo que lentamente estamos ampliando a nossa consciência com relação a este resgate.

Como acredito que o mesmo precisa acontecer com o YANG, ou seja, ser resgatado, resolvi escrever esse post. Fala-se muito sobre o resgate do feminino (oxalá!), mas acredito que o YANG sagrado anda tão ou mais esquecido que o feminino sagrado. O que temos hoje é uma caricatura do YANG. Ou seja, estamos vivenciando o massacre de ambos (YIN e YANG), tanto externamente, quanto internamente.

O patriarcado é terrível, da mesma forma que o matriarcado. Os dois expressam sistemas de poder, dominação e controle. Cada um no seu estilo, obviamente.

Como você mesmo disse, viva YingYang no seu equilíbrio complementar e dinâmico! Viva o respeito mútuo, a cooperação, a união.

arosaquefala said...

"menino, menina,
não deixe de amar
o amor é o que há
começa quentinho e pode queimar
o amor amplifica
o amor simplifica
gerador do motor de revolucionar
o amor sempre estará
louco para amar
menino, menina, menino, menina, menino, menina
... o amor modifica..."
( Adriana Partipim)
bjs!

untitled said...

Delícia! Sabe o que eu lembrei? Da Ceci dançando lig-lig-lig-lé. Linda demais!