Monday, July 09, 2012

No ventre da baleia


Hoje eu posso dizer a mim mesma: vencedora. Finalmente consegui sair da barriga da baleia. E foi exatamente como na história de Pinóquio, depois do fogo e da fumaça, fui jogada no mar. Lá, as ondas eram tão gigantes que eu pensei que fosse morrer afogada. A sorte é que esse mito já foi vivido diversas e diversas vezes, por inúmeras pessoas, que como eu, conseguiram se salvar. Obrigada, universo. Sobrevivi à luta no limiar do retorno. 

"A baleia simboliza a escuridão abissal e misteriosa, o inconsciente, o local para onde o herói precisa retornar para que seja possível o seu renascimento. No mito do herói, a baleia é um símbolo da Grande -Mãe devoradora em cujo ventre o deus-herói se transforma, e sendo que nesse confronto com a Grande-Mãe, temos o simbolismo de que é o ego do homem que precisava ser transformado. A luta do herói contra a baleia ou qualquer outro monstro marinho se constitui num símbolo da luta pela libertação da consciência do eu das ligações com o inconsciente e a sua salvação se constitui dessa maneira num símbolo da vitória do consciente sobre o inconsciente. A saída do ventre da baleia significa um renascer ou uma ressurreição, tanto que o símbolo da baleia é comum a vários ritos de iniciação. A entrada em seu ventre é análoga a descida ao sub-mundo e a passagem pelo inferno."

No comments: