Sunday, November 10, 2013

Sobre ser atriz


O universo é incrível, sempre dizendo pra mim: vire uma atriz. E eu desviando, querendo ser dramaturga, diretora de teatro, qualquer outra coisa, quem sabe cozinheira? Mas ele me mandando a mesma mensagem: vire atriz. Teimosa, continuei discutindo: olha só, galera aí de cima, eu não tenho talento pra isso. Além do mais, dá muito trabalho e sou preguiçosa. 

De tanto fritar a cabeça com essa questão, ontem finalmente entendi o recado. Você acha que o universo perderia tempo dizendo para mim que "profissão" eu deveria ter? O universo não conhece esse conceito de profissão. Quem criou isso foi o capitalismo. Ou quem sabe os gregos, que inventaram tudo. O cosmos, entretanto, não tá nem aí para o tipo de trabalho que cada um escolhe.

O tempo todo o universo só queria me dizer: vire uma atriz, vire uma estrela. Porque a estrela é aquela que possui luz própria. Brilho próprio. É só essa a mensagem que o universo queria me dar: tenha luz própria. É isso que é ser atriz.

"Não, meu nego, não traia nunca
Essa força que mora em seu coração
No coração da mata gente quer prosseguir
Quer durar, quer crescer,
Gente quer luzir
Gente espelho de estrelas,
Reflexo do esplendor
Se as estrelas são tantas,
Só mesmo o amor"

No comments: