Wednesday, March 17, 2010

Mindlin: o empresário iluminista, o doador de livros

(Roberto, especial o texto, especial você. Obrigada por me enviá-lo)


Fiquei tocada por esse texto sobre o Mindlin. E viajei. Viajei no texto e na pergunta: "Que livro salvaria se a enchente entrasse na casa?"

O essencial. Por que nos afastamos do que nos é essencial? Por que nos afastamos da doçura, do afável, do "ler para o outro", do consolar, da paixão, da doação. Por que nos permitimos embrutecer?

Por quê? Pra quê? Pra quem?

Sim, eu viajo. Viajo na esperança de chegar no perdido: a essência(l). Porque pessoas iluminadas como o MIndlin, mesmo que estejam em reuniões na Fiesp, não se afastam do mais importante: o essencial.

Como disse Goethe ao falecer: mais luz!


3 comments:

Márcio said...

Alguns anos atrás Mindlin deu uma palestra aqui em Brasília. Disse, entre outras coisas, que o livro que mais o marcou na vida foi "Em Busca do Tempo Perdido". Disse que a princípio não é uma leitura fácil, mas que a gente, como em outras ocasiões na vida, tem de encarar o desafio, pois o impacto é para sempre.

Ainda não tive coragem de encarar, mas está em minha lista. Beijão!

untitled said...

Também anda me faltando coragem... mas está na minha lista: Books to read before I die.

arosaquefala said...

da minha pequena biblioteca, eu salvaria ao menos dois, que aliás ficam na cabeceira: O livro do Desassossego, de Pessoa ( a versão pocket, que é mais leve!) e A Descoberta do Mundo, de Lispector. Ah! E as obras completas de Shakespeare...
Bjs!