Sunday, June 20, 2010

Walk the Talk

Caminho de Santiago

Eu sempre reflito sobre isso, sobre o poder da atitude. Sobre a minha atitude. Sobre o quanto o meu percurso realmente reflete o meu discurso. O quanto tenho coragem de falar e, de fato, fazer. De ser. Chego à conclusão que, no final das contas, muito pouco. O meu irmão Eduardo, vira e mexe, me diz: "Pat, você é pura teoria". Na especulação, eu faço tanta coisa. Incrível como na minha cabeça eu mudo o mundo. De palavra em palavra, eu transformo tudo ao meu redor, defendo e condeno ideologias; gero novos contextos. Entretanto, preciso dizer: eu cansei dos meus discursos vazios, da minha teoria sem prática. 

Eu poderia dizer: há tanta desconexão entre aparência e essência no mundo - aliás, esta seria uma frase tipicamente minha. Mas cansei de jogar isso para o mundo, para as outras pessoas, para a terceira pessoa do plural: eles. Agora o caso é comigo. O outro é o outro. E o que o outro faz da vida dele, isso é problema dele. Como posso defender a liberdade se fico pensando no que o outro deveria ou não fazer? Porque se o outro é livre, ele que decida! A pergunta é: e eu? Como eu vivo a minha liberdade? Como concretizo a verdade nos meus atos cotidianos? Sim, porque a verdade não é um "ente abstrato que paira no ar". A verdade é. A verdade é uma realidade diária existente em cada segundo. E não uma abstração filosófica. Também não é uma afirmação moralista. É chegar no que realmente importa: o sentimento. Cansei do sentimento na teoria. Da autenticidade na teoria. Da liberdade na teoria.

Não importa se existe ausência de liberdade ou carência de amor no mundo. A única pergunta pertinente é: existe liberdade em mim? Existe amor em mim? Existe? Vivo me defendendo da falta de amor na nossa sociedade. Gasto meu tempo nisso: me blindando contra a brutalidade nos dias de hoje. Preciso usar o meu tempo para desabrochar o amor em mim. Independentemente dos outros. Se alguém quiser ser desamor, que seja. O que importa agora é a minha coragem de dissolver a minha couraça. De sentir. De ser livre. De amar.


No comments: