Wednesday, October 06, 2010

As mulheres macuas

Três gerações na Ilha de Moçambique, set 2010.

Estava eu conversando e aprendendo com essas duas lindas mulheres macuas, quando Fátima, a mais nova, me perguntou se eu tinha filhos. Respondi que ainda não. Então,  ela me deu o seguinte conselho: "você deve engravidar e ter primeiro uma menina". "Uma menina? Por que uma menina?", perguntei eu, hesitante. E ela me respondeu (com um tom de quem diz: esta aí não entende nada mesmo): "Por quê? Porque você é mulher e uma mulher sempre deve ter uma filha primeiro." No dia seguinte, fui lá na net tentar decifrar essa "obviedade", explicada abaixo. Quanto ao primeiro bebê da Fátima, sim, foi uma menina. A fofucha que está aí na foto recebendo o banho de ervas.

“A estrutura social macua é matrilinear. A criança, quando nasce, passa a integrar o clã materno. Quem exerce a autoridade sobre os filhos é o tio materno mais velho: ele tem direito a intrometer-se na vida da irmã casada e até a censurar a conduta do cunhado, se vir que algo corre mal. O casamento só se pode efectuar com membros de outros clãs.
A mulher ocupa o centro da vida familiar: educa os filhos, cuida da casa e prepara a comida. A sua principal tarefa prende-se com a maternidade e para ela é preparada desde pequena. Poder dar à luz traz-lhe prestígio e, assim, o nascimento de uma menina é festejado com alegres ilulu – gritinhos típicos das mulheres macuas. O mesmo não acontece com os rapazes e a mãe costuma mesmo perguntar: «Valeu a pena sofrer tanto?»"

Esta é a tradição macua. Porém, atualmente, a situação da mulher em Moçambique é bem diferente.  Mais sobre o povo Macua, que vive na região norte do país, veja aqui.



No comments: