Friday, April 16, 2010

Por favor, deixem-me no fundo do mar!



                          Banksy


(Para o meu querido Alê Bessa, que anda me inspirando com as suas inquietações sobre a suposta Era Digital)

Eu não sei por qual motivo, mas ando achando tudo um "dejà-vu". Deve ser a minha arrogância. Ou a idade. Ou quem sabe o capitalismo, que engole tudo numa velocidade avassaladora e deixa qualquer tipo de informação ou "novidade" com cara de colagem e reprodução. 

Ultimamente algumas palavras estão me dando urticária. Quando um texto que leio discorre sobre uma abordagem "autêntica, criativa, única", sinto um calafrio percorrer o meu cérebro. O termo "innovative thinking" nem se fala. Socorro! 

Diante de tantos discursos repetidos, no qual eu incluo o meu, será que ainda temos alguma salvação? Será que na voracidade de um mercado que deglute e vomita, ainda temos alguma chance, mesmo que remota, de "criar" ao invés de "imitar"? 

Será que numa sociedade "twitter", na qual todos querem apenas falar e poucos querem ouvir (eu também, pois sou parte deste contexto), ainda resta a esperança de uma escuta que leve ao encontro do original? Diante de tanto ruído, será que conseguiremos escapar por uma brecha que nos possibilite entrar no silêncio e na criação primitiva e espontânea? 

Será?

1 comment:

Alê Bessa said...

Não preciso nem dizer que esses pensamentos, que parecem ser contraditórios, passam o tempo todo pela minha cabeça.

Quando tento explicar alguma coisa para outras pessoas, algumas entendem, outras fingem interesse e outras apenas dizem que são felizes e por isso apenas continuam navegando sem pensar para onde estão indo.


O que será que é Criar? Quando algo é realmente novo o suficiente para ser cunhado dessa forma? E o que é inovação em si... só é inovação se deu certo e todos estão felizes... Então todas as inovações que aconteceram até 2000 (e bota coisa nova nisso) foram todas não-inovações?

Eu vou voltar ao básico, sabe? Já viu esse vídeo do lançamento do BOOK?

http://www.youtube.com/watch?v=iwPj0qgvfIs&feature=player_embedded